segunda-feira, 27 de abril de 2009

A idéia é ser sustentável!


O que fazemos com o nosso lixo? O que a sociedade de Dourados faz para que a cidade seja sustentável? Essas e outras perguntas relacionadas ao lixo e o meio ambiente foram respondidas num importante evento que encerrou dois meses de atividades, cursos, oficinas e palestras sobre educação ambiental e reaproveitamento de resíduos sólidos, promovidas pelo SESC - Dourados com apoio da ONG Olho d'Água e patrocínio da VIVO - telefonia celular.
O projeto SESC-MEIO AMBIENTE-VIVO, iniciou suas atividades com um grande workshop que reuniu diversas entidades públicas e privadas de Dourados e região no dia 27 de setembro de 2008. Com o intuito de fomentar a idéia de sustentabilidade e divulgar ações sócio-ambientais desenvolvidas na cidade, o SESC abriu um espaço de discussão, formação de idéias sustentáveis e promoção de intercâmbio de informações entre nossa sociedade.
A Escola Franciscana Imaculada Conceição apresentou trabalhos e projetos desenvolvidos pelos professores e alunos sobre proteção e preservação ambiental. Músicas com letras sobre o meio ambiente, paródias sobre os recursos naturais e temas polêmicos como lixo e poluição foram apresentados para o público como forma de sensibilização para uma vida mais sustentável.
A escola MACE de Dourados também mostrou que seus alunos estão preocupados com o meio ambiente e temática do lixo: Bolsas fabricadas a partir do reaproveitamento de tecidos, sacolas ecológicas, destino correto de resíduos sólidos foram idéias expostas pelos alunos e professores e servirão de exemplo para o cidadão.
Empresas como Correios, Embrapa, instituições de ensino superior da região (UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdades Anhanguera, Unigran) também exporam suas idéias e ações para garantir a sustentabilidade ambiental.
Nos meses seguintes - outubro e novembro - foram feitas 5 oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e artesanato abertas ao público em geral.
Outra grande colaboradora do projeto, que apresentou seus membros participantes e todo o trabalho por eles desenvolvido foi a AGECOLD - Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados. Todos puderam ver a significativa ajuda que essa importantíssima associação presta à nossa cidade; com um trabalho pouco reconhecido mas de grande valia, que é coletar, triar, e destinar corretamente os resíduos sólidos urbanos, logo, garantindo uma vida digna e uma renda para famílias de baixa renda.
As oficinas gratuitas foram bastante solicitadas e atingiu um público diversificado. Customização de roupas; reaproveitamento de garrafas pet; mandalas de papel reciclado; reaproveitamento do bagaço de cana; reaproveitamento de embalagens. Estes foram os temas das oficinas que capacitaram os inscritos no projeto.
O encerramento do projeto foi no dia 29 de novembro, com a apresentação dos produtos e peças confeccionadas durante os dois meses de oficinas. O evento contou também com apresentações teatrais e musicais feitas pela Escola do SESC de Dourados, onde os alunos interpretaram histórias sobre animais em extinção e a problemática do lixo e da biodiversidade.
A idéia de divulgar os projetos e ações sustentáveis desenvolvidas pela cidade de Dourados é, sem dúvida, uma forma de educar nossos cidadãos para um futuro socialmente mais justo e ambientalmente mais preservado. Tem sido colocada em prática pelo SESC/Dourados, que com o apoio da ONG Olho D'Água e o patrocínio da VIVO - telefonia celular. E não paramos por aí! A partir de 2009, a perspectiva é divulgar todas as ações pela internet, tendo assim uma significativa amplitude na troca de informações sobre a sustentabilidade ambiental.